Resiliência dos Recursos Hídricos em um Mundo em Mudança: Clima e Sociedade
bulb-growth-idea-315658

Resiliência dos Recursos Hídricos em um Mundo em Mudança: Clima e Sociedade

Coordenador: Francisco de Assis de Souza Filho
Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos

Programas de Pós-Graduação envolvidos: Recursos Hídricos, Sociologia

Como parte de um esforço nacional para aumentar a excelência acadêmica do Brasil em todo o mundo, o presente projeto aborda de forma interdisciplinar quatro dimensões estratégicas necessárias para alcançar a internacionalização: (1) desenvolvimento de redes colaborativas (2) criação de cursos de graduação e pós-graduação (3) fomento da visibilidade internacional dos programas de pós-graduação e (4) apoiar a excelência em pesquisa. Esse projeto tem um forte foco em Segurança Hídrica (SH) que é um imperativo para promover o desenvolvimento sustentável.

Processos sociais como a globalização econômica e cultural impõem ritmos frenéticos de transformações, resultando em um novo tempo geológico: o Antropoceno. Portanto, conceitos, valores e estruturas sociais tornam-se voláteis. Neste processo de produção econômica, a humanidade usa recursos materiais e energéticos em escala planetária (a pegada ecológica do planeta representa 170% de sua capacidade de suporte). As fontes de energia relevantes para esse desenvolvimento são os hidrocarbonetos, aumentando o aquecimento global. Este processo pode modificar significativamente os padrões de ocorrência da variabilidade climática natural em suas múltiplas escalas de tempo. Esses processos sócio-naturais produzem crescente complexidade e incerteza para os sistemas sociais, notadamente o aumento dos sistemas de recursos hídricos tende a ampliar os conflitos inerentes a esse setor.

O gerenciamento adaptativo de recursos hídricos é uma alternativa para orientar uma ação em um ambiente de complexidade e incerteza. Este projeto visa impactar o estado atual da arte, identificando soluções alternativas para estes problemas no âmbito científico e técnico a partir de um Estudo de Caso de um sistema de recursos hídricos no Estado do Ceará e região Nordeste do Brasil. Novas metodologias e estruturas conceituais capazes de gerar análises de problemas complexos na interface entre sociedade e meio ambiente estão sendo construídas pelos Programas de Engenharia Civil / Recursos Hídricos e Sociologia da UFC. Novas metodologias e estruturas já estão sendo desenvolvidas e aumentarão em escopo e impacto se as iniciativas de ambos os programas se estenderem ainda mais às redes internacionais de pesquisa.