Intercâmbios

O quadro de professores do POSDEHA tem submetido aos órgãos de fomento à pesquisa um grande número de projetos com a finalidade de gerar conhecimento em problemas de grande relevância científica e de necessidade do estado e do país, assim como buscar financiamento que permita a aquisição de equipamentos de laboratório capazes de dotar o curso de uma infraestrutura ainda mais completa. Podem ser destacados os seguintes convênios de cooperação técnica:

• Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com participação em bancas examinadoras de concurso público, intercâmbio de dados, assessoria técnico-científico.
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), com participação em assessoria em segurança de barragens
  • Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), com participação em bancas examinadoras de concurso público; prestação de assessoria técnico-científica nos projetos que estão em desenvolvimento neste órgão do estado.
  • Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), na prestação de assessoria técnico-científica nos projetos que estão em desenvolvimento neste órgão do estado.
  • Agência Nacional de Águas (ANA), com intercâmbio de dados, assessoria técnico-científico.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE), na participação de projetos científicos e orientações.
  • Universidade Estadual do Ceará (UECE).
  • Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) na participação de projetos científicos e orientações.
  • Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), assessoria, e participação de projetos científicos e orientações.
  • Agência Nacional do Petróleo (ANP), na participação de projetos científicos e orientações.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na participação de projetos científicos e orientações.
  • Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), na participação de projetos científicos e orientações

Em termos de Intercâmbios Internacionais existem as seguintes atividades:

• Disciplinas ministradas em inglês: como a displinas ministradas, em 2018, pelos professores Thomas Ballestero da University of New Hampshire e Francisco Javier Cervantes da División de Ciencias Ambientales do Instituto Potosino de Investigación Científica y Tecnológica (IPICyT) no México.
  • Eventos realizados em inglês: em 2018 foi realizado o II Workshop Selaqua (Seção Laboratorial de Qualidade de Água). O evento é feito em parceria com a Robert Gordon University, em Aberdeen, na Escócia, e conta ainda com participantes da University of St. Andrews, também na Escócia, e da Queen’s University, na Irlanda. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e dos Institutos Federais em Fortaleza e Maracanaú também participam das atividades, juntamente com integrantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).O evento, que é realizado no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT) do Ministério da Educação
  • Discente em doutorado sanduíche: o Programa de Pós-Graduação incentiva e apoia os alunos para realizarem o doutorado sanduíche. Geralmente são enviados para estudar em outros países pelo menos dois alunos.
  • Intercâmbio com alunos de graduação: alunos de graduação estrangeiros realizam intercâmbio na UFC sob orientação de docentes da pós-graduação.
  • Docentes em Estágio de Pós-doutoramento: com o objetivo de qualificar os docentes, a pós-graduação apoia prfessores em estágio de pós-doutoradomente no exterior.
  • Docente Facilitadores em eventos internacionais: membros do corpo docente da pós-graduação ministra palestras ou cursos em outros países como por exemplo os professores José Capelo Neto e Ronaldo Nascimento ministraram palestras na Universidade de Córdoba na Argentina; professor Marco Aurélio Holanda de Castro ministrou o curso sobre o software para projetos de redes de distribuição de água, saneamento e drenagem urbana a pedido da Facultad de Ciencia y Tecnología Universidad Autónoma de Entre Ríos na Argentina em agosto de 2018; professor  José Capelo Neto participou de missão de trabalho no Reino Unido como parte do projeto Newton Mobility Grant (NMG\R2\170134), and theEngineering and Physical Science Research Council (EP/Po2928/1).
  • Discentes em mestrado sanduíche: devido à parceiras firmadas alunos de mestrado do POSDEHA podem ser selecionados por parceiros britânicos (Robert Gordon University, University of Saint Andrews e Queens University Belfast) para desenvolverem pesquisas ligadas ao projeto “Combate aos efeitos e às causas das mudanças climáticas – construindo resiliência” o qual é parte integrante do Programa Institucional de Internacionalização Capes-Print (EDITAL PRPPG 01/2018) junto com os programas Newton Mobility Grant (NMG\R2\170134), and theEngineering and Physical Science Research Council (EP/Po2928/1).
  • Discente em curso de verão/inverno no exterior: os discentes, integrantes de projetos de pesquisa, são apoiados pela pós-graduação, no realização de de curso de capacitação no exterior uma vez que estes foram aprovados em seleção dos programas de universidades estrangeiras.
  • Teses e dissertações defendidas em inglês: muitos discentes escrevem e defedem seus trabalhos de conclusão em inglês.
  • Discentes em co-tutela: a pós-graduação realiza convênio de Co-tutela Internacional de Doutorado com outras universidades.