Projeto Areias Calcáreas
O projeto concentra esforços no entendimento do comportamento mecânico (estático e cíclico) de areias calcáreas presentes na costa Brasileira, a partir do estudo de ocorrências presentes no litoral Nordestino, no contexto geológico da Bacia Potiguar, extremo nordeste do Brasil. Atualmente, essas são as áreas de maior interesse para exploração eólica offshore pela PETROBRAS, empresa financiadora da pesquisa. O coordenador do projeto é o Prof. Alfran Sampaio Moura, pesquisador do POSDEHA/UFC. Essas áreas localizam-se, principalmente, entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte e situam-se em regiões da Formação Jandaíra sendo, por isso, a formação de interesse para a pesquisa. A formação Jandaíra corresponde a uma sequência de sedimentação carbonática, de idade eoturoniana-eocampaniana, que se caracteriza pela predominância de carbonatos marinhos, de águas rasas e agitadas, tanto em superfície como em subsuperfície. Observa-se uma escassez de trabalhos publicados no Brasil sobre fundações de turbinas eólica que, quase sempre, se referem a fundações de turbinas eólicas em terra, evidenciando, assim, a necessidade de pesquisas de relacionadas a fundações de estruturas offshore. Dessa forma, o projeto tem por objetivo avaliar o comportamento cíclico de solos arenosos típicos dos encontrados no litoral Nordestino, mais especificamente entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, com base na realização de ensaios de laboratório e campo.
A presente pesquisa será realizada em 3 vertentes listadas a seguir: – Caracterização de solos com base na realização de ensaios de laboratório e campo; – Realização de ensaios cíclicos, de laboratório, e ensaios estáticos e sísmicos, no solo em campo; – Identificação de afloramentos, coleta de amostras de rocha e ensaios em rocha. A maioria dos ensaios serão realizados no Laboratório de Mecânica dos Solos (LMSP) da Universidade Federal do Ceará e, para a realização dos ensaios, o projeto proporcionou a aquisição de 2 equipamentos de Compressão Triaxial, um cíclico e outro com bender elements, um pressiômetro de Ménard e um equipamento para a realização de ensaios de Cone (CPTU). Os ensaios cíclicos de laboratório serão realizados em amostras reconstituídas (com diferentes índices de vazios) e indeformadas, submetendo os cp’s a uma ampla faixa de deformação cisalhante. Em campo, nos mesmos locais das coletas de amostras, serão realizados ainda ensaios pressiométricos (PMT) e de cone (CPTU) com vistas à obtenção de parâmetros dos solos, estáticos e dinâmicos, que reflitam, de fato, os efeitos complexos provenientes do estado de tensões e das condições químicas, térmicas e estruturais existentes no local. Exposições de calcários da Formação Jandaíra serão estudadas como análogas das porções offshore que ocorrem na porção emersa da bacia Potiguar na praia de Icapuí, CE. Nestas serão realizados ensaios petrofísicos e medidas de velocidades de ondas elásticas.
O projeto conta com professores, pesquisadores e alunos do POSDEHA/UFC e DEGEO/UFC, e prevê financiamento de equipamentos de Geotecnia de última geração (laboratório e campo), construção de um laboratório de ensaios especiais em Geotecnia, além de bolsas para alunos de mestrado, alunos de graduação e pesquisadores.