Photo by Brands&People on Unsplash
03
dez
2021

Trabalhos produzidos pelo POSDEHA são selecionados como artigos de referência e concorrem a prêmio da International Association of Hydrological Sciences (IAHS)

É com alegria que o POSDEHA vem comunicar que dois artigos produzidos dentro do programa e recentemente publicados na revista Hydrological Sciences Journal foram selecionados como artigos de referência em suas respectivas seções, concorrendo, por esta razão, ao prêmio IAHS Tison.

Volume 65: Mapping abrupt streamflow shift in an abrupt climate shift through multiple change point methodologies: Brazil case study

Autores: Renan Vieira Rocha, Francisco de Assis de Souza Filho

Volume 66: Uncertainty analysis in parameter regionalization for streamflow prediction in ungauged semi-arid catchments

Autores: Alyson Brayner Sousa Estacio, Alexandre C. Costa, Francisco Assis Souza Filho, Renan Vieira Rocha

Artigo 1:

 

A ocorrência de mudanças abruptas nas séries de vazão é um desafio não apenas para o desenvolvimento de modelos de previsão baseados no clima, mas, principalmente, para a gestão de recursos hídricos. Períodos com médias diferentes impõe ou mudanças na política de outorga de água, para ajustar a realidade enfrentada, ou um alto custo de oportunidade ocasionado por uma política conservadora que utiliza um valor de referência fixo e mais baixo do que o possível. A identificação de mudanças na média de séries temporais é uma lacuna da literatura científica atual, visto a grande variação dos resultados com a utilização de diferentes metodologias. O artigo “Mapping abrupt streamflow shift in an abrupt climate shift through multiple change point methodologies” busca identificar mudanças na média das séries de vazões do Brasil e analisar suas possíveis causas, colaborando também no preenchimento da lacuna metodológica existente ao avaliar se o uso simultâneo de diferentes metodologias permite atestar uma maior confiabilidade aos resultados. Os resultados mostraram que as vazões de diversas regiões do país apresentaram mudanças ao longo do tempo, com um padrão espacial claro, com redução para as estações mais ao nordeste e acréscimo nas estações mais ao sul (após a mudança), e que fenômenos de baixa frequência como a Oscilação Multidecadal do Atlântico (OMA) e Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) podem estar relacionados às mudanças detectadas. Também atestaram que o uso simultâneo das metodologias se mostra uma boa alternativa visto uma alta convergência para detecção correta de pontos de mudança e convergência reduzida para falsos positivos.

Artigo 2:

 

A disponibilidade de dados hidrológicos é um condicionante para a manutenção da Segurança Hídrica, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, que estão frequentemente submetidas a situações de estresse hídrico. Quando os dados hidrológicos são escassos, pode-se recorrer à regionalização para levar informação de uma região para outra. No entanto, a regionalização e a modelagem dos processos hidrológicos envolvem incertezas a serem quantificadas. No artigo “Uncertainty analysis in parameter regionalization for streamflow prediction in ungauged semi-arid catchments” foram avaliados as incertezas associadas à regionalização dos parâmetros do modelo hidrológico SMAP para a estimativa de vazões em bacias no semiárido cearense. Na estratégia de regionalização adotada, os parâmetros hidrológicos calibrados são transferidos das bacias com dados para aquelas não-monitoradas. Essa transferência considera a similaridade entre as bacias em termos de suas características fisiográficas. A validação-cruzada com as bacias de 28 estações fluviométricas no Ceará mostrou que transferir os parâmetros calibrados apenas da bacia mais similar resulta em maior performance e menor incerteza que estratégias que consideram mais bacias doadoras de parâmetros.